Municípios da região integram as novas Rotas do Queijo de SP

Proposta reúne 102 propriedades em 77 municípios, além de 17 experiências e destinos queijeiros, organizados em oito rotas

Atualizado em 10/12/2025 às 15:12, por Igor Savenhago.

Rotas do Queijo de São Paulo visam fortalecer produção artesanal e impulsionar turismo. Foto: Freepik

Os municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Caconde, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Joanópolis, Pedra Bela, Serra Negra, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Isabel agora fazem parte oficialmente das Rotas do Queijo de São Paulo, iniciativa lançada pelo Governo do Estado para fortalecer a produção artesanal, impulsionar o turismo rural e valorizar a cultura gastronômica regional.

/apidata/imgcache/b8fd53c5b548ec33df4ce15da4fc1f08.jpeg?banner=postmiddle&when=1770027259&who=35

Essas cidades, reconhecidas por suas tradições agrícolas, paisagens naturais e forte vocação turística, integram uma das oito rotas temáticas do projeto — a Rota Nascentes, Águas e Serras Paulistas. A inclusão representa novas possibilidades para produtores locais, fazendas e queijarias, que passam a estar conectados a um circuito estadual de experiências gastronômicas, culturais e turísticas. Com a ação, a região ganha destaque no mapa paulista do turismo rural e na divulgação de produtos artesanais que vêm conquistando cada vez mais reconhecimento no Brasil e no exterior.

O que são as Rotas do Queijo de São Paulo

Lançadas durante o evento Mesa SP, no final de outubro, as Rotas do Queijo são uma iniciativa coordenada pela Casa Civil. com apoio de outras secretarias estaduais, que reúne 102 propriedades e 17 experiências temáticas distribuídas por 77 municípios. O objetivo é criar circuitos que conectem produtores artesanais de queijo a turistas e consumidores, oferecendo experiências que incluem visitas a fazendas, mostras de produção, degustações, atividades culturais e vivências no campo.

/apidata/imgcache/6c5db070c6f6c4c282b9b0802fe92df1.jpeg?banner=postmiddle&when=1770027259&who=35

As rotas foram organizadas em oito regiões: Nascentes, Águas e Serras Paulistas; Cuesta, Itaqueri e Tietê; Mogiana Paulista; Mantiqueira Paulista e Vale do Paraíba; Noroeste Paulista; Bandeirantes; Alta Paulista; e Sudoeste Paulista. Cada uma apresenta características próprias, reunindo tradições locais, diversidade de sabores e trajetórias familiares que fazem parte da identidade da queijaria paulista.

A iniciativa segue o mesmo modelo das Rotas do Vinho e das Rotas do Café, lançadas recentemente, ampliando uma proposta do Governo de São Paulo de valorizar a produção artesanal e gerar oportunidades econômicas nas regiões participantes. O setor vive um momento de expansão: desde 2022, o número de produtores registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP) cresceu 300%, e os queijos paulistas vêm acumulando premiações internacionais, como no Mundial de Queijos da França.

Com a adesão dos municípios das Nascentes, Águas e Serras Paulistas, o novo circuito consolida a região como um polo estratégico para o turismo gastronômico, reforçando a integração entre agricultura, cultura e empreendedorismo local.


Igor Savenhago

Jornalista. Pós-doutor em Ciências da Comunicação, doutor e mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Tem experiências em jornais, revistas, rádios, TVs, sites e assessorias de imprensa. Ganhador de sete prêmios como repórter e editor, e 17 como orientador acadêmico.